Blog

Dia Mundial da Saúde Mental

10 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Saúde Mental.

A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com objetivo de chamar atenção pública para o assunto e demonstrar a importância do cuidado com a saúde psicológica.

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Federação Mundial para a Saúde Mental, pede aos governantes um aumento nos investimentos em saúde mental.

Sabe-se que o termo “saúde mental” se refere ao estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, se recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Com o objetivo de proteger e recuperar a saúde mental das pessoas, o país conta com algumas políticas nesse sentido.

A Lei 10.216, de 2001 é a principal referência legal sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. A lei estabelece que o paciente tem direito à assistência de saúde de acordo com suas necessidades.

Conheça abaixo alguns dos serviços oferecidos para pessoas com transtornos mentais ou ideações suicidas.

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Essa rede prevê a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde mental pelo SUS. A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.

Conheça um pouco mais pelo link abaixo:

RAPS – Conheça Mais

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Esse programa realiza apoio emocional e preventivo ao suicídio e atende, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que desejam ou precisam conversar por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, sendo as conversas mantidas sob total sigilo.

O site contendo mais informações e o chat é www.cvv.org.br e o número disponibilizado para ligar e conversar com voluntários é 188.

Não descuide da sua saúde mental e, se possível, atente-se aos sinais daqueles que estão perto de você. Sugira sempre a busca por apoio profissional e recomende esse artigo para quem você conhece.

Nossa saúde mental importa!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp