Blog

Terapia Assistida por Animais

A terapia assistida por animais (TAA), também conhecida por pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais é uma importante aliada no tratamento de deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e motoras, suporte para pessoas acamadas ou hospitalizadas e para idosos.

Esse tratamento vale-se do uso de animais treinados e preparados, cujo objetivo é garantir bem-estar físico, emocional e até social do paciente. O método é acompanhado por profissionais da saúde, mas os pets são as grandes estrelas, chamados de coterapeutas.

Os cachorros são os animais mais comuns de serem utilizados nesse tipo de tratamento, em razão de sua sociabilidade, fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas mas gatos também são muito populares, especialmente com idosos em casas de repouso. Apesar de ser bastante inclusiva, não são todos os bichinhos que estão aptos a participar dessa terapia, é preciso passar por uma série de exames e um rígido controle de saúde.

Outro animal muito utilizado atualmente é o cavalo, nas conhecidas equoterapia e equitação terapêutica. No caso da equoterapia, o cavalo deverá apresentar boa saúde, ser submetido a inspeções veterinárias regulares e ser mantido em instalações apropriadas. Centros de equoterapia poderão operar somente mediante alvará da vigilância sanitária e de acordo com normas previstas em regulamento.

Diversos estudos evidenciam benefícios da TAA para os pacientes e a crescente motivação dos profissionais de saúde para a adoção da prática, mas cabe ressaltar que a saúde e o bem-estar dos animais que participam das práticas devem ser preservados, e para isso, a presença do médico veterinário na equipe torna-se fundamental, assim como a regulamentação da prática.

  • Principais vantagens da terapia assistida por animais:
  • Diminui crises de ansiedade, estresse e depressão;
  • Controla a pressão arterial e a frequência cardíaca;
  • Melhora a socialização e a comunicação;
  • Estimula a prática de atividades físicas, como caminhadas com o animal;
  • Promove aumento da sensação de felicidade;
  • Aumenta a capacidade de atenção.

E ainda há muitos outros benefícios que esse tratamento pode trazer para a saúde dos pacientes envolvidos.

O trabalho exige uma equipe multidisciplinar, composta por médicos veterinários, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, capacitados para escolher o método adequado, acompanhar as atividades e o bem-estar dos animais e dos pacientes.

Interessou-se pelo assunto? No Brasil todo contamos com várias ONGs que atuam diretamente com Terapia Assistida por Animais.

Entre em contato com a gente pelo Instagram que podemos indicar alguma pertinho de você!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp