Blog

Suicídio – Dados importantes

Por muito tempo o suicídio foi um tabu, um assunto sempre varrido para debaixo do tapete. Ele parecia invisível, porém sempre à espreita.

Como era de se esperar, o silêncio não curou essa chaga social. Na década de 1960, fundou-se a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, maior organização não governamental de atuação nessa área.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas por ano. É a segunda causa de morte no entre jovens de 15 a 29 anos.

O suicídio aumentou gradativamente no Brasil entre 2000 e 2016: foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% nesse período. As maiores taxas de crescimento foram registradas entre jovens e idosos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o maior índice de suicídio está entre os homens (79%), mas a maior incidência de tentativa de suicídio está entre as mulheres.

O Brasil não tem um plano nacional de prevenção de suicídio, documento previsto apenas para 2020, quando o país deverá comprovar redução de 10% na taxa de suicídio, conforme compromisso firmado com a OMS. O primeiro boletim epidemiológico sobre o tema, porém, mostra que a realidade brasileira caminha na direção contrária.

Há estudos que apontam que a existência de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) nas cidades reduz em 14% o risco de suicídio, mas essas instituições estão presentes em apenas 2463 dos quase 6 mil municípios brasileiros.

Pensando neste tema, foi elaborado um manual, dirigido aos profissionais das equipes de saúde mental pelo Ministério da Saúde juntamente à Organização Pan-Americana da Saúde e o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sua principal finalidade é a transmissão de informações básicas que possam orientar a detecção precoce de certas condições mentais associadas ao comportamento suicida, bem como o manejo inicial de pessoas que se encontrem sob – risco suicida e medidas de prevenção.

Baixe aqui o manual

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp